Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1685
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento e da informação nos serviços internos de informática, uma aplicação da soft systems methodology.
Autor(es): IRIA, Maxwel Henrique
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo, identificar como o conhecimento é construído, armazenado e distribuído na prestação de serviços internos de informática, propondo ações para a consolidação da Gestão do Conhecimento. A abordagem do trabalho está direcionada à solução de problemas. Foi realizada uma pesquisa-ação, no setor de informática de uma indústria farmacêutica, na qual foram aplicados os princípios da Soft Systems Methodology (SSM). Assim foi considerado um modelo chamado Matriz Problema versus Causa versus Informação (PCI), composto por um conjunto de técnicas com o propósito de identificar problemas, causas, informações e propor intervenções que promovam a consolidação da Gestão do Conhecimento. A principal contribuição deste trabalho está no modelo obtido através da aplicação combinada de diversas técnicas, considerando a informação como principal fonte para a solução de problemas. A pesquisa tem seu limite de generalização a respeito das intervenções propostas, que foram baseadas em somente uma unidade de análise pesquisada, e estão restritas a ela, porém, o modelo é genérico, podendo ser aplicado em outro ambiente.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: IRIA, Maxwel Henrique. Gestão do conhecimento e da informação nos serviços internos de informática, uma aplicação da soft systems methodology. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1685
Data do documento: 4-Ago-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033377.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.