Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1689
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise sobre a percepção dos fatores críticos de sucesso e seus aspectos por membros de equipes de melhoria contínua - estudo de caso.
Autor(es): ALVES, Antônio Féres Abdala
Abstract: A melhoria contínua, responsável por uma busca incessante pelas melhores práticas e eficiência dos processos, vem sendo utilizada por boa parte das organizações com o objetivo estratégico de se manterem competitivas e líderes em seus respectivos mercados de atuação. Este comportamento é percebido na primeira parte deste trabalho onde uma revisão bibliográfica sinaliza para o surgimento de uma nova Era da qualidade que tem como seu foco principal o comprometimento com a melhoria contínua em todos os aspectos do negócio. Diante deste cenário o estudo aqui apresentado procura evidenciar a relevância de uma melhor eficiência das próprias atividades das equipes de melhoria contínua, e para isto propõe uma atuação preventiva contra fatores tidos como críticos por gerarem problemas prejudiciais aos resultados destas atividades. Identificou-se na literatura, que serviu de base para esta dissertação, cinco fatores críticos e os principais aspectos que os sustentam. Utilizando a metodologia estudo de caso, uma abordagem qualitativa e fazendo uso de três fontes de coleta de dados – registro de arquivos, observação direta e entrevista estruturada – este trabalho demonstra uma análise sobre a percepção destes cinco fatores críticos e seus aspectos por membros de equipes de melhoria contínua. Como resultado desta análise, fica comprovado que as equipes que apresentam os melhores resultados se mostram menos influenciadas negativamente pelos fatores críticos, ou seja, ações são tomadas de maneira a impedir que eles causem problemas, e que pelo contrário, contribuam positivamente para os resultados de suas atividades. Comprova-se também uma situação contrária nas equipes que apresentam resultados de baixo desempenhos. Nestas não são executadas ações que impeçam a influência negativa dos fatores críticos, e nem que favoreçam a influência positiva dos mesmos. Desta forma, o trabalho procura alertar para a importância de um acompanhamento constante e de uma atuação preventiva que além de impedir uma influência negativa dos fatores críticos e seus aspetos, faça com que estes colaborem para os resultados positivos das atividades das equipes de melhoria contínua.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ALVES, Antônio Féres Abdala. Uma análise sobre a percepção dos fatores críticos de sucesso e seus aspectos por membros de equipes de melhoria contínua - estudo de caso. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1689
Data do documento: 19-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034091.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.