Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/169
Tipo: Dissertação
Título: Gás Ideal Relativístico carregado.
Autor(es): FELIX, Caroline Piedade
Abstract: Neste trabalho, analisamos o gás ideal relativístico carregado, tanto clássico como quântico (gás de Bose), em um número arbitrário de dimensões do espaço-tempo. Para a análise física, foi usada a metodologia do ensemble microcanônico na Mecânica Estatística. Assim procedendo, obtivemos as grandezas termodinâmicas para uma temperatura arbitrária T. Estudamos em detalhes as grandezas termodinâmicas nos limites não relativístico (kT<< Mc²) e ultra-relativístico (kT>>Mc²), sendo M a massa das partículas e antipartículas. Obtivemos resultados interessantes e inesperados acerca do gás clássico no limite ultra-relativístico. No contexto do gás ideal de Bose, empenhamos boa parte do estudo ao condensado de Bose-Einstein, pois esse á um assunto peculiar e se torna bem mais complexo quando consideramos a existência das antipartículas.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: FELIX, Caroline Piedade. Gás Ideal Relativístico carregado. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/169
Data do documento: 20-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_felix_2015.pdf754,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.