Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento das suscetibilidades a inundações e movimentos de massa usando SIG no município de Itajubá, MG.
Autor(es): CARVALHO, Marina Batista de
Abstract: As inundações e os movimentos de massa são responsáveis por diversos prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Uma das ferramentas para prevenir estes danos são as cartas de suscetibilidade produzidas com o auxílio das geotecnologias. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi analisar as suscetibilidades a inundações e movimentos de massa no município de Itajubá (MG), por meio de cartas de suscetibilidade, avaliando-se quais fatores mais interferem nesses processos. Para isto, na determinação da suscetibilidade a inundação, primeiramente, procedeu-se ao cálculo de parâmetros/índices morfométricos para cada sub-bacia que compõe a bacia na qual Itajubá está inserida, em seguida, aplicou-se o modelo HAND (Height Above Nearest Drainage) para toda a bacia e, por fim, cruzaram-se os resultados destas duas etapas, obtendo-se a suscetibilidade final à inundação. Com relação aos movimentos de massa, as áreas suscetíveis foram determinadas aplicando-se o processo hierárquico analítico (do inglês, AHP). O mapa final de suscetibilidade a inundação apresentou 71,42% da área com suscetibilidade baixa, 16,70% suscetibilidade média e 11,88% suscetibilidade alta. As áreas com altas suscetibilidades ocorrem em função, principalmente, da planície de inundação do Rio Sapucaí, resultante do modelo HAND e da baixa relação de relevo, ou seja, relevos mais planos, resultante do cálculo dos índices morfométricos. O mapa final de suscetibilidade a movimentos de massa apresentou 47,02% da área com suscetibilidade baixa, 43,22% suscetibilidade média e 9,76% suscetibilidade alta. A suscetibilidade, predominantemente, baixa e média justifica-se, principalmente, pelo fato de que nas partes onde a declividade e a classe de solo contribuem de forma mais significativa para os processos de movimentos de massa, o solo é, na maior parte, coberto por vegetação de dossel fechado. Sugeriu-se a análise futura da suscetibilidade a inundação, pelo cálculo de índices morfométricos, utilizando-se sub-bacias com áreas menores. Notou-se a necessidade de se avaliar um número maior de seções transversais dos rios, para se representar melhor a área de estudo no modelo HAND. Com relação aos movimentos de massa, observou-se as limitações ocasionadas pelas escalas dos dados de entrada. Contudo, ressalta-se a importância da elaboração de cartas de suscetibilidade para o planejamento urbano, controle da expansão urbana e avaliação de cenários potenciais de risco, podendo impor medidas de restrição de ocupação de determinadas áreas suscetíveis ou o desenvolvimento de ações voltadas à redução de riscos em áreas já ocupadas.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: CARVALHO, Marina Batista de. Mapeamento das suscetibilidades a inundações e movimentos de massa usando SIG no município de Itajubá, MG. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Data do documento: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018129.pdf8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.