Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1704
Tipo: Dissertação
Título: Análise do uso de tecnologias eficientes em iluminação: um estudo considerando condições climáticas.
Autor(es): CARUZZO, Amaury
Abstract: Este trabalho propõe uma nova metodologia na avaliação de economia de energia devido ao uso de tecnologias eficientes na iluminação residencial e pública. O desenvolvimento do método proposto, chamado de Método por Demanda Climática – MDC, é resultado da parceria entre a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para avaliação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL. A grande inovação do método proposto está em avaliar a sazonalidade de economia de energia por mesorregião devido às condições climáticas. Outro aperfeiçoamento está em identificar as mesorregiões com maior potencial de economizar de energia devido ao uso de tecnologias eficientes. O estudo foi realizado para o ano de 2005 e utilizou informações socioeconômicas, como número de domicílios, lâmpadas por domicílios e parque total de lâmpadas; e informações ambientais, como latitude, divisão por mesorregião e insolação solar. Através de uma análise comparativa com a metodologia utilizada pelo PROCEL em 2005 (ELETROBRÁS, 2006a), foram desenvolvidas melhorias na determinação do tempo de uso em iluminação, considerando as variações na latitude e da climatologia regional, com resultados detalhados por mesorregião e mês do ano. Os resultados do método proposto mostraram valores de consumo de energia totais próximos aos observados em 2005 (MME, 2006a). Entretanto, considerando o efeito ambiental (latitude e clima), o valor de economia de energia para a iluminação residencial pelo MDC foi 47% superior ao estimado pelo PROCEL em 2005 e na iluminação pública, a economia estimada foi 9% superior. Para economia de energia potencial, com o uso integral de lâmpadas eficientes, o MDC estima um consumo evitado na iluminação residencial de 23 GWh.ano-1. Na redução de demanda de ponta – RDP, a economia de energia na iluminação residencial obtida foi 2,5 vezes superior ao do PROCEL devido à diferença no cálculo do parque de lâmpadas. Na iluminação pública, o valor de RDP foi o mesmo do PROCEL, pois não houve variação no número de pontos substituídos. Na média nacional, foi possível observar uma redução na economia de energia no período de inverno, justificado pelas características climáticas e de densidade demográfica regionais. Outro resultado relevante foi observar que, dentre as mesorregiões brasileiras, as do Sudeste são as que possuem os maiores valores de potencial para evitar o consumo de energia devido ao uso de tecnologias eficientes em iluminação.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CARUZZO, Amaury. Análise do uso de tecnologias eficientes em iluminação: um estudo considerando condições climáticas. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1704
Data do documento: 1-Ago-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033069.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.