Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1705
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da economia de energia atribuída ao Programa Selo PROCEL em freezer e refrigeradores:
Autor(es): CARDOSO, Rafael Balbino
Abstract: Programas de fomento à eficiência energética e redução das perdas no uso final de energia têm sido desenvolvidos em diversos países, associados a uma maior consciência da problemática energética e ambiental. No Brasil destaca-se o Programa Selo PROCEL, com o objetivo de informar aos consumidores sobre o desempenho energético de equipamentos elétricos, coletores solares térmicos e reservatórios de água associados. O presente trabalho avalia os impactos energéticos atribuídos a esse programa, particularmente no âmbito de refrigeradores e freezers domésticos, levando em conta os efeitos de temperatura ambiente e degradação de eficiência dos equipamentos, sendo contabilizados os impactos ao longo da vida útil do equipamento. Segundo a avaliação efetuada, baseando-se nos valores de consumo unitários ajustados e para um parque de equipamentos estimado em bases regionalizadas e desagregado por idade e categoria, em 2005 os freezers e refrigeradores instalados no Brasil consumiram 23.122GWh, significando uma economia de 4,2% (1.012GWh) frente ao consumo que seria observado caso não fosse adotado o Selo PROCEL e apenas se observasse a evolução tecnológica tendencial nesses equipamentos. O potencial total de economia, correspondente à plena adoção do Selo nesses equipamentos é estimado em 7,6% (1840GWh). Considerando as necessidades de potência, estimou-se que o Programa Selo PROCEL, no âmbito de freezers e refrigeradores, contribuiu para uma redução na demanda de ponta em cerca de 150 MW em 2005, correspondente a 0,24% da demanda máxima registrada nesse ano no Sistema Interligado Nacional. A análise econômica da viabilidade da aquisição de equipamentos com Selo PROCEL mostrou que mesmo os consumidores com menores tarifas são beneficiados economicamente pela compra de refrigeradores mais eficientes, sinalizando que o consumidor consegue pagar a diferença de preço entre o equipamento com o Selo PROCEL e um menos eficiente em um período de seis a quinze anos dependendo basicamente das condições tarifárias, da temperatura ambiente e taxa de desconto consideradas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CARDOSO, Rafael Balbino. Avaliação da economia de energia atribuída ao Programa Selo PROCEL em freezer e refrigeradores: um estudo da realidade brasileira de 1970 a 2005. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1705
Data do documento: 7-Jan-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032109.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.