Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1709
Tipo: Dissertação
Título: Projeção das emissões de dióxido de carbono(CO2) da matriz energética do Estado de Minas Gerais: 2005-2030
Autor(es): GARCIA, Rodrigo Raphul Azevedo
Abstract: A Matriz Energética é uma importante ferramenta de planejamento, direcionando governos, órgãos públicos e privados na tomada de decisões a respeito da evolução da oferta de energia em longo prazo, a partir dos panoramas e cenários apresentados. Através desse instrumento ainda é possível contabilizar os impactos causados ao meio ambiente, por meio da análise das emissões de CO₂ associadas a esta matriz. Neste trabalho serão apresentados os principais resultados da elaboração da Matriz Energética do Estado de Minas Gerais para os anos de 2005 a 2030, e as emissões oriundas da oferta de combustíveis fósseis. Para a elaboração da Matriz foram utilizados os modelos MAED e MESSAGE da Agência Internacional de Energia Atômica, e também foram constituídos dois cenários de evolução econômica, tecnológica e de uso de combustíveis: o cenário de Referência, que se baseia na permanência das condições atuais e o cenário Alternativo, que apresenta um crescimento econômico superior e avanço tecnológico mais significativo, principalmente no que diz respeito à eficiência energética e uso de fontes renováveis. Os setores com maior demanda de energia no Estado são o industrial e de transportes, que juntos representam mais de 80% da demanda de energia, tendo como principais combustíveis consumidos, o óleo diesel, o carvão metalúrgico e o coque de carvão mineral. No cálculo das emissões de CO₂ foi utilizada a abordagem top-down, proposta pelo IPCC, que estima as emissões a partir da oferta dos combustíveis. Minas Gerais foi responsável pela emissão de cerca de 45.000 Gg de CO₂ em 2005, o que representa mais de 12% das emissões totais do Brasil. Em 2030, as emissões estaduais devem chegar a 210.000 Gg de CO₂ no cenário Referência e 167.000 Gg de CO₂ no cenário Alternativo.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: GARCIA, Rodrigo Raphul Azevedo. Projeção das emissões de dióxido de carbono(CO2) da matriz energética do Estado de Minas Gerais: 2005-2030. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1709
Data do documento: 28-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034663.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.