Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1710
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia para seleção de aproveitamentos hidrelétrico com aplicação da Lógica Fuzzy.
Autor(es): DUARTE, Pâmella Santos
Abstract: O Brasil é um país que possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com a participação de 43,8% das energias renováveis no total da energia consumida mundial. Analisando a Matriz Elétrica Brasileira, verifica-se que as fontes renováveis de energia correspondem a aproximadamente 73% desta produção, sendo aproximadamente 70%, referente ao grande potencial hidráulico brasileiro. Com o aumento da demanda energética juntamente com aos incentivos regulatórios ofertados pelo Governo Federal para a geração descentralizada de energia elétrica no país, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) tornaram-se atrativas para investidores. Porém, a definição do potencial brasileiro para PCH não é uma tarefa simples e a dificuldade de localização e de obtenção de sua viabilidade técnica, ambiental e financeira destes aproveitamentos também é uma tarefa complexa. Neste sentido, essa dissertação propõe uma nova metodologia, com base na lógica Fuzzy, para análise da viabilidade preliminar técnica e socioambiental de potenciais hidrelétricos, determinando quão bom ou não é um aproveitamento, com base nas principais características físicas e socioambientais do mesmo. Esta metodologia foi empregada, como estudo de caso, no rio Preto e rio Claro, no estado de Goiás, e no rio Caxixe, no estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos mostram que a esta metodologia é eficaz e pode ser utilizado como ferramenta auxiliar na tomada de decisão com relação à viabilidade técnica e socioambiental dos aproveitamentos hidrelétricos, em estudos de inventário.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: DUARTE, Pâmella Santos. Metodologia para seleção de aproveitamentos hidrelétrico com aplicação da Lógica Fuzzy. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1710
Data do documento: 7-Abr-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034582.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.