Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1716
Tipo: Dissertação
Título: Programas educacionais: avaliação de oportunidades para economizar energia elétrica no setor residencial com mudanças de hábitos.
Autor(es): ALMEIDA, Janimayri Forastieri de
Abstract: A energia elétrica é essencial para a manutenção da qualidade de vida e desenvolvimento humano, no entanto, sua geração é causadora de impactos ambientais e econômicos. É fundamental, portanto, a mudança de hábitos quanto ao uso da energia elétrica no setor residencial a fim de mitigar os impactos e manter a sustentabilidade da sociedade. Uma forma de atingir tal meta seria por meio da educação. O principal objetivo deste trabalho foi o de demonstrar o potencial de economizar energia elétrica utilizando a educação como ferramenta para promover mudanças de hábito de consumo em residências. Para isso, foram definidos os conceitos de residência padrão e estabelecido um conjunto de equipamentos típicos utilizados nesta residência e seu nível de utilização para avaliação do consumo mensal. Com os resultados dos levantamentos de consumo de energia elétrica na residência padrão e das oportunidades de economia de energia elétrica atuando na mudança de hábitos, foi possível propor novas abordagens para programas educacionais focadas na mudança de hábitos para economizar energia. Essas novas abordagens, por sua vez, possibilitam usufruir os benefícios da fusão de conhecimentos de profissionais de diferentes áreas para elaborar conteúdos capazes de provocar uma efetiva mudança de hábito, em prol da economia de energia elétrica bem como garantir melhores resultados na economia final de energia. Esses resultados podem ser alcançados com maior facilidade se houver união entre a análise técnica do consumo e a análise psicossocial dos hábitos de uso que afetam o consumo. A análise de tais resultados possibilitará a criação de uma metodologia para desenvolver a melhor abordagem de ensino a ser utilizada nos programas educacionais para economia de energia. A metodologia desenvolvida possibilita a avaliação do consumo de energia elétrica dos equipamentos da Residência Padrão e a determinação do potencial de redução do consumo com mudanças de hábitos. Para isso, estimou-se o potencial de economia de energia elétrica para cada equipamento e o total da residência, sendo obtido como resultado final, um potencial de economia de energia elétrica de 3,7% do consumo anual do setor residencial ou 1,2% do consumo anual nacional de energia elétrica.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: ALMEIDA, Janimayri Forastieri de. Programas educacionais: avaliação de oportunidades para economizar energia elétrica no setor residencial com mudanças de hábitos. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1716
Data do documento: 9-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034593.pdf695,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.