Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Tipo: Dissertação
Título: Quantização de um campo escalar em um espaço-tempo não trivial.
Autor(es): MORAIS, Baltazar Jonas Ribeiro
Abstract: As cordas cósmicas têm recebido grande atenção por parte da comunidade científica nos últimos anos. Elas são objetos que surgem como solução das equações de Einstein da teoria da relatividade geral, e cuja altíssima densidade de massa provoca efeitos gravitacionais pouco comuns como auto interação, curvas do tipo-tempo fechadas dentre outros. Algumas dessas cordas possuem a característica de girar, o que matematicamente está representado pela presença do parâmetro de rotação S no elemento de linha correspondente. Em (3+1) dimensões, isso é o que denotamos por corda cósmica girante. Uma outra característica relevante que aparece no contexto das cordas cósmicas girantes são as curvas do tipo-tempo fechadas CTC’s, que em princípio poderiam operacionalizar possíveis viagens no tempo (pelo menos classicamente). Neste trabalho examinamos a quantização de um campo escalar no espaço-tempo de um círculo girante, que corresponde a versão (1+1) dimensional de uma corda cósmica girante. Observou-se que o parâmetro de rotação S deve obedecer a certas restrições para que a teoria quântica de campos possa ser aplicada. Calculamos também o propagador de Hadamard e o propagador de Feynman, através dos quais derivamos o valor esperado no vácuo para o tensor momento-energia e o desvio quadrático médio. O que observamos, entretanto ´e que essas duas ´ultimas quantidades divergem para um dado valor crítico do parâmetro S. Este fato está de acordo com a proteção cronológica, que diz que a natureza conspira contra a volta ao passado, em outras palavras, estamos diante da impossibilidade de quebra da estrutura causal do espaço-tempo.
Citação: MORAIS, Baltazar Jonas Ribeiro. Quantização de um campo escalar em um espaço-tempo não trivial. 2007. 82 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática Aplicada) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Data do documento: Dez-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032379.pdf516,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.