UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1731
Tipo: Dissertação
Título: Determinação de critérios indicativos para análise da viabilidade de serviços de modernização de grupos geradores de centrais hidrelétricas.
Autor(es): PINTO, Luciano Lopes
Abstract: De forma a avaliar a modernização de Centrais Hidrelétricas como opção para o atendimento das necessidades parciais de expansão do parque gerador nacional, pretende-se, determinar, de forma consistente, critérios que possibilitem a análise dos aspectos técnicos, comerciais e ambientais envolvidos no estudo de viabilidade de modernização de grupos geradores, tendo em vista o cenário de demanda atual de energia, impulsionada pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), resultante da elevada competitividade da cadeia produtiva do país. Tal processo se apresenta como uma alternativa atraente e promissora, para a recomposição da eficiência produtiva, visto que, grande parte das centrais em operação, apresenta idade tecnológica superior a 30 (trinta) anos. O cenário de expansão da oferta de energia, em que se incorpora às obras de modernização, está aqui apresentado, bem como a tomada de consciência da produção eficiente de energia, agregada ao histórico das modernizações já executadas ou em execução e suas perspectivas. Os aspectos operacionais, técnicos, econômicos e ambientais, são avaliados, fornecendo informações para a elaboração do diagnóstico técnico, que deve evidenciar os fatores relevantes dos estudos de viabilidade, subsidiando à tomada de decisões quanto a implantação ou não de empreendimentos de modernização, que têm como objetivo maior o aumento da eficiência e da produtividade das centrais, com incrementos no rendimento e no fator de capacidade, otimizando custos de manutenção e melhorando sua performance ambiental. O diagnóstico é avaliado, à luz das mais modernas soluções de engenharia para a comprovação dos ganhos de capacidade de geração e melhoria da performance operativa, contextualizados sob o aspecto econômico do empreendimento, ratificando assim a acertividade ou não da estratégia adotada. A dissertação apresenta também, o resultado de estudo avaliador da viabilidade de modernizações em andamento ou concluídas, realizado por empresa geradora de energia, que servirá de base comparativa, para a efetiva confirmação das hipóteses propostas. Além do cumprimento da formalidade acadêmica, esta dissertação tem a pretensão de disponibilizar conhecimentos que possam auxiliar na tomada de decisões, quando de novos estudos de viabilidade para modernização de empreendimentos hidrelétricos.
Citação: PINTO, Luciano Lopes. Determinação de critérios indicativos para análise da viabilidade de serviços de modernização de grupos geradores de centrais hidrelétricas. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1731
Data do documento: Jul-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034502.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.