Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1732
Tipo: Dissertação
Título: Determinação do rendimento de hidrogeradores utilizando técnicas de termografia infravermelha.
Autor(es): SINISCALCHI, Roberto Teixeira
Abstract: De acordo com o novo modelo de mercado energético, as empresas do setor elétrico vêm se desenvolvendo de forma a se tornarem cada vez mais competitivas. Por outro lado, a demanda de energia vem aumentando ao longo dos anos e o investimento no setor elétrico não acompanha tal crescimento. Isto faz com que o sistema elétrico interligado venha a ser operado praticamente na sua capacidade máxima. É indiscutível neste contexto, a constante preocupação com a redução de perdas e a análise do rendimento das unidades geradoras. Tanto nas normas brasileiras quanto nas normas internacionais, estão previstas uma série de metodologia para a determinação do rendimento de geradores síncronos, no entanto, praticamente todos os métodos exigem o desligamento da máquina. Diante deste cenário, a solicitação de desligamento de uma unidade geradora de grande porte junto ao Operador Nacional do Sistema – ONS para ensaios de rendimento, torna-se, em determinadas situações operativas, impraticável. Este trabalho tem como objetivo, propor um método expedito para a determinação do rendimento de hidrogeradores, com base no método calorimétrico, aliado às técnicas de termografia infravermelha. Através da termografia infravermelha, as medições de temperatura podem ser realizadas com segurança, sem contato com partes energizadas ou componentes girantes, com maior rapidez e com a grande vantagem de manter a máquina em operação. A metodologia foi aplicada em dois hidrogeradores de grande porte e os resultados se demonstraram satisfatórios quando comparados com os métodos normatizados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SINISCALCHI, Roberto Teixeira. Determinação do rendimento de hidrogeradores utilizando técnicas de termografia infravermelha. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1732
Data do documento: 6-Nov-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0035449.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.