Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1735
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia para calcular o grau de impacto causado pelas perturbações registradas um sistema elétrico de transmissão: estudo de caso Eletronorte/Rondônia.
Autor(es): VIANNA, Elaine Aparecida de Lima
Abstract: As perturbações registradas em um Sistema Elétrico de Potência comprometem a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia, as quais são mensuradas por meio dos Indicadores de Desempenho, cujas metas constituem importantes objetivos das empresas do setor. Este estudo sobre as perturbações registradas em um Sistema Elétrico de Potência tem o objetivo de definir os atributos que contribuem para aumentar a gravidade das perturbações registradas nos Sistemas de Transmissão e propor uma metodologia de cálculo do Grau de Impacto causado por elas. Um estudo de caso é apresentado para proporcionar maior confiabilidade ao estudo, por meio da utilização de dados reais. A empresa analisada é a Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte, mais especificamente o Sistema Elétrico de Rondônia. O Sistema Elétrico da Eletronorte / Rondônia faz parte dos Sistemas Isolados. Atende o Estado de Rondônia e parte do Estado do Acre, inclusive sua capital Rio Branco, e sua interligação ao Sistema Interligado Nacional – SIN está prevista para o ano de 2009. Foram analisadas as perturbações registradas no Sistema Elétrico da Eletronorte / Rondônia, nos anos de 2007 e 2008. A utilização dos indicadores de desempenho, no estudo do valor do impacto causado pelas perturbações, possibilita a realização de algumas análises e considerações, úteis para o desenvolvimento e a proposição de uma nova metologia de cálculo do Grau de Impacto. Esta metodologia possibilita a quantificação do impacto causado por uma perturbação em um Sistema de Transmissão e apresenta uma nova unidade, o habitante mega watt hora (habMWh), que permite, facilmente, a comparação entre os impactos causados por perturbações registradas em um mesmo sistema, ou em sistemas distintos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: VIANNA, Elaine Aparecida de Lima. Metodologia para calcular o grau de impacto causado pelas perturbações registradas um sistema elétrico de transmissão: estudo de caso Eletronorte/Rondônia. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1735
Data do documento: 16-Out-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034989.pdf682,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.