Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1740
Tipo: Dissertação
Título: Novas tendências nos estudos de potenciais hidrelétricos:
Autor(es): CORREA, Adriana Santos Peixoto
Abstract: O Brasil possui demanda crescente por energia elétrica, e a oferta deste recurso, em crescente junto aos investimentos no setor nos últimos anos. O mercado apresenta um aquecimento, especialmente no tocante aos estudos para implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Como consequência do cenário atual de aumento da demanda por energia elétrica e dos investimentos no setor, vários estudos têm sendo desenvolvidos. Estudos estes que têm a finalidade de auxiliar a tomada e decisão desde as etapas iniciais de busca de potenciais, às fases finais de implantação dos aproveitamentos. Em etapas preliminares de estudos de potenciais, prospecções são executadas, e atualmente têm-se enfrentado dificuldades nesta atividade, visto tratar-se de um trabalho extenso e dispendioso, tanto em tempo quanto em investimento. Frente às dificuldades de busca de novos potenciais hidrelétricos, a presente dissertação de mestrado, propõe um modelo de prospecção de potenciais hidrelétricos que se fundamenta em SIG - Ferramentas de sistema de Informações Geográficas, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão, e proporcionar agilidade e eficácia nos resultados. O modelo proposto foi aplicado à bacia do rio Grande e ao rio Sapucaí. Os resultados obtidos mostram que além de localizar espacialmente as potências calculadas no curso d’água, a metodologia era informações do tipo de arranjo, do comprimento do reservatório e do desvio do rio, e uma análise preliminar do tipo de máquina hidráulica que melhor se adequada o aproveitamento identificado.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CORREA, Adriana Santos Peixoto. Novas tendências nos estudos de potenciais hidrelétricos: metodologia de prospecção e análise de aproveitamentos com base em Sistema de Informação Geográfica - SIG. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1740
Data do documento: 17-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034117.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.