Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1743
Tipo: Dissertação
Título: Otimização de um sistema de frenagem dinâmica em uma máquina de corrente contínua de excitação independente, na ocorrência de uma falta de energia elétrica.
Autor(es): REZECK, Ricardo Mohallem
Abstract: Esse trabalho se propõe a demonstrar que uma máquina DC de excitação independente, pode ter sua frenagem dinâmica otimizada, através de uma significativa redução no tempo para tal. A frenagem dinâmica é realizada quando um motor DC passa a operar como gerador DC. Sua energia cinética é quase totalmente transformada em energia elétrica, sendo dissipada em um banco de resistores conectado ao seu circuito de armadura. O circuito indutor da máquina é alimentado por um conjunto de baterias, através de um conversor CC/CC (Chopper), capaz de levar a força eletromotriz de armadura ao maior valor possível, no intervalo entre a máxima velocidade e a velocidade nominal da máquina. Assim, uma quantidade em maior de energia por unidade de tempo, pode ser dissipada nesse intervalo. Como consequência direta, o tempo de frenagem se torna substancialmente menor. Outras variáveis como o torque, a corrente de frenagem e a velocidade, também serão analisadas. Será possível concluir, quando sujeitas a esse tipo de frenagem, ue anto a máquina quanto a carga acionada por ela, não estarão sujeitas a nenhum tipo e anormalidade ou esforços proibitivos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: REZECK, Ricardo Mohallem. Otimização de um sistema de frenagem dinâmica em uma máquina de corrente contínua de excitação independente, na ocorrência de uma falta de energia elétrica. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1743
Data do documento: Jan-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0030884.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.