UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/175
Tipo: Dissertação
Título: Determinação de parâmetros de Máquina Síncrona através de abertura e fechamento de curto-circuito.
Autor(es): BERNARDES JUNIOR, José Vitor
Abstract: Os tradicionais modelos de máquina síncrona se baseiam na suposição de que as três indutâncias mútuas entre amadura, campo e amortecedor de eixo direto, quando representadas em pu, são iguais. Entretanto, este modelo representa corretamente apenas os circuitos do estator. Os resultados para as grandezas do rotor não convergem com as medições realizadas em uma máquina real. Assim, para uma adequada representação, Canay introduziu um novo modelo de máquina síncrona com uma reatância mútua entre o enrolamento de campo e o amortecedor. Este modelo gera resultados mais fidedignos para a armadura e para o rotor. Neste trabalho são apresentados métodos para determinação das reatâncias e resistências da máquina síncrona através dos ensaios de curto-circuito trifásico e recuperação de tensão. O modelo identificado considera a reatância mútua extra entre o campo e o amortecedor (Xfd). Para tanto, as tensões e correntes da armadura, além da corrente de campo, são registradas. A reatância característica é calculada para ambos os ensaios. O método apresentado para determinar a reatância característica, através do ensaio de recuperação de tensão propriamente dito, não é encontrado na literatura técnica, sendo esta a maior contribuição deste trabalho.
Citação: BERNARDES JUNIOR, José Vitor. Determinação de parâmetros de Máquina Síncrona através de abertura e fechamento de curto-circuito. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/175
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bernardes_junior_2015.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.