Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
Tipo: Dissertação
Título: Fontes alternativas de energia elétrica no contexto da matriz energética brasileira: meio ambiente, mercado e aspectos jurídicos.
Autor(es): LELLIS, Mauro Maia
Abstract: Constituem objetivos deste estudo científico: comprovar a importância da inserção e fontes de energia renovável na matriz energética brasileira, com vistas à preservação do meio ambiente; relacionar essa alteração com o Protocolo de Quioto; e identificar as oportunidades mercadológicas decorrentes deste documento. Para tanto, procede-se à análise das fontes de energia renovável mais importantes como a hidráulica (PCH), a solar, a eólica, a geotérmica, a de biomassa e a dos oceanos, destacando seu papel fundamental no âmbito do desenvolvimento sustentável, com absoluta prioridade de uso em relação aos combustíveis fósseis poluidores. Também, são verificados os fatores políticos e econômicos, em nível mundial, que dificultam a expansão mais agressiva do uso das fontes alternativas de energia. Destaque especial é dedicado ao Brasil, país onde se observa o reflexo das interferências internacionais e também, a predominância de uma postura política acomodada e pouco sensível, pois submetida aos ditames de um mercado preso à filosofia da economia global, por priorizar o lucro em detrimento do desenvolvimento sustentável. Em tal cenário, o Estado passa a exercer o papel de regulador do sistema, porém permanecendo como promotor do desenvolvimento político-econômico da nação.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LELLIS, Mauro Maia. Fontes alternativas de energia elétrica no contexto da matriz energética brasileira: meio ambiente, mercado e aspectos jurídicos. 133 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1755
Data do documento: Mai-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disertacao_0031363.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.