Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1757
Tipo: Dissertação
Título: Inversores inteligentes em sistemas fotovoltaicos para controle integrado de funções utilizando o OpenDSS.
Autor(es): RIBEIRO JUNIOR, Luiz Carlos
Abstract: Nos últimos dois anos houve um crescimento exponencial no uso de sistemas distribuídos, sobretudo fotovoltaicos no país, que se interligam a rede de distribuição através de inversores, geralmente com fator de potência unitário. Este crescimento por um lado é interessante, pois diversifica a matriz energética, diminui a dependência das grandes usinas hidrelétricas e cria novos campos de emprego no setor. Porém, também gera algumas incertezas e preocupações de natureza social e técnica. Dentro deste contexto esta dissertação busca apresentar os impactos que a geração distribuída pode acarretar a todos os envolvidos no sistema elétrico. Do lado social é realizada uma breve reflexão dos impactos deste tipo de geração e da rede inteligente do futuro; do lado técnico, são apresentados os principais problemas relatados na literatura devido à alta inserção de sistemas distribuídos fotovoltaicos, tais como: problemas de sobretensão, desequilíbrios de tensão, fator de potência e harmônicos. Para solucionar alguns destes problemas a proposta desta dissertação é o uso de inversores inteligentes que atuam na regulação de grandezas elétricas e assim, minimizam os impactos na rede de distribuição. São descritas algumas funções inteligentes e a que elas se destinam. A fim de avaliar os impactos da geração distribuída na rede de distribuição e atuação dos inversores inteligentes, são realizadas simulações em um sistema teste, através do software OpenDSS, específico para este tipo de estudo. São apresentados, comparados e discutidos alguns resultados em três cenários: quando não há inserção de geração distribuída fotovoltaica, com inserção de geração distribuída e por fim, com inserção das funções inteligentes. Espera-se que os problemas descritos diminuam e haja menor impacto no sistema elétrico e para a sociedade de um modo geral.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: RIBEIRO JUNIOR, Luiz Carlos. Inversores inteligentes em sistemas fotovoltaicos para controle integrado de funções utilizando o OpenDSS. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1757
Data do documento: 22-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018132.pdf7,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.