Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1758
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso.
Autor(es): CANUTO, Jussara Gomes
Abstract: O presente trabalho tem como proposta a análise dos principais processos de gerenciamento dos Programas de Iniciação científica da UNIFEI, incluindo os sujeitos, projetos de pesquisa e sistemas de informação envolvidos. O objetivo principal é analisar e diagnosticar as oportunidades e ameaças de todos os aspectos que cercam as atividades de Iniciação Científica e ainda, propor soluções de ordem prática de melhorias. O estudo pretende proporcionar mecanismos capazes de dar suporte ao processo de decisão dos gestores, simplificar procedimentos, dar celeridade às demandas dos usuários e, consequentemente, criar meios e ambiente propício ao desenvolvimento da pesquisa na Universidade. Atualmente a UNIFEI, por meio da DiP – Diretoria de Pesquisa, gerencia os Programas de Iniciação Científica Voluntários - PIVIC (sem previsão de bolsa), além dos Programas financiados com cotas de bolsas à alunos. O PIBIC, PIBITI e BIC Jr totalizam 242 bolsas de Iniciação Científica, as quais são concedidas por órgãos de fomento à pesquisa, CNPq e FAPEMIG, perfazendo o valor de R$ 1.050.600,00 em recursos públicos, anualmente. A importância desse estudo se soma ao fato de que os principais órgãos de controle e acompanhamento da qualidade do ensino superior no Brasil e no mundo atribuem, como um de seus principais critérios de avaliação, a relevância da pesquisa e produção científica desenvolvidos pelos pesquisadores das Instituições de Ensino. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com análise exploratória e quali-quanti. As técnicas empregadas para coleta de dados incluem entrevistas, aplicação de questionários, observação sistemática, pesquisa bibliográfica e levantamento de dados in locu. Ao final, os resultados mostraram uma análise pormenorizada dos processos e dos sistemas de informação utilizados nos Programas de Iniciação Científica do setor e um recorte do perfil e demanda dos orientadores e orientados. Os diagnósticos elaborados com base nessa análise, mostraram as possibilidades de aplicação de melhorias e propostas de aprimoramento na DiP, incluindo o estudo da viabilidade de implementação de um sistema integrado de gestão empresarial.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: CANUTO, Jussara Gomes. Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso. 2018. 288 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1758
Data do documento: Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018133.pdf8,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.