Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1762
Tipo: Dissertação
Título: Uma investigação de grandezas hidrodinâmicas no tudo de sucção de turbinas com Rotor Francis operando em cargas variáveis.
Autor(es): RIBEIRO, João Paulo
Abstract: Esta dissertação tem como foco principal a análise das características hidrodinâmicas existentes no escoamento em tubo de sucção de turbinas hidráulicas. São analisados comportamentos de velocidades axiais e normais ao escoamento, pressões estáticas e potências hidráulicas da turbina ensaiada, neste caso, com rotor do tipo Francis. Em certas faixas de operação da máquina são gerados fenômenos ligados a estas características, como a cavitação e o denominado vórtice de núcleo (ou trança), fenômenos indesejáveis por causarem instabilidades e forças que prejudicam o funcionamento adequado do sistema. No desenvolvimento dos trabalhos foi analisada, experimentalmente, uma ampla gama de condições de operação. Primeiramente, foram efetuados ensaios sem inserção de ar atmosférico no tubo de sucção da turbina e, posteriormente, foram feitas comparações com ensaios em condições semelhantes de escoamentos, porém com inserção de ar atmosférico. Esta inserção tem o intuito de verificar alterações nas grandezas hidrodinâmicas, visando o melhor funcionamento do conjunto hidráulico e verificando possíveis quedas de rendimento. Os ensaios foram realizados no Laboratório Hidromecânico para Pequenas Centrais Hidrelétricas (LHPCH) da Universidade Federal de Itajubá.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: RIBEIRO, João Paulo. Uma investigação de grandezas hidrodinâmicas no tudo de sucção de turbinas com Rotor Francis operando em cargas variáveis. 86 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1762
Data do documento: 24-Set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032501.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.