Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/177
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de Isoladores Cerâmicos tipo Pilar Núcleo Sólido em redes de distribuição de energia elétricas tipo compacta.
Autor(es): HILSDORF, Eduardo Riani
Abstract: O presente trabalho mostra uma avaliação comparativa de desempenho entre os isoladores tipo pilar de porcelana e os isoladores tipo pino poliméricos de polietileno aplicados em redes compactas protegidas, através da analise das simulações computacionais utilizando software Comsol Multiphysics®, avaliação visual em condições de aplicação especificas utilizando-se de câmara de visualização do efeito corona (câmara UV) e pelo ensaio de compatibilidade dielétrica entre o isolador de porcelana e o cabo coberto. O objetivo destes ensaios e simulações é comprovar a possibilidade de utilização de isoladores tipo pilar de núcleo maciço de porcelana (cerâmico) em redes compactas e desmistificar o conceito generalizado da incompatibilidade entre os isoladores de porcelana e a rede compacta, criado nos primeiros anos de utilização dos cabos cobertos, quando se utilizou isoladores de porcelana tipo pino, radiotratados ou não, e se obteve problemas de perfuração dos cabos. Procurou-se, identificar os defeitos mais comuns, como vazio no interior dos isoladores poliméricos, bem como os consequentes danos quando da utilização destes isoladores. Obtiveram-se valores referentes à distribuição de campo elétrico nesses conjuntos que indicaram vantagens para o isolador pilar de porcelana em comparação com o pino polimérico, e o ensaio de compatibilidade comprovou a possibilidade de utilização.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: HILSDORF, Eduardo Riani. Utilização de Isoladores Cerâmicos tipo Pilar Núcleo Sólido em redes de distribuição de energia elétricas tipo compacta. 2015. 56 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/177
Data do documento: 10-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_hilsdorf_2015.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.