Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Tipo: Dissertação
Título: Ressonância de plásmons de superfície aplicada ao desenvolvimento de sistemas arborescentes hemocompatíveis.
Autor(es): GIAROLA, Vanessa Moreira
Abstract: O alvo desse estudo foi avaliar o comportamento hemocompatível do dendrímero de poliglicerol (PGLD) através da técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície (RPS). O dendrímero de PGLD foi sintetizado pela abertura do anel do glicidol desprotonado usando o poliglicerol como um núcleo funcional em um processo de crescimento em etapas denominado de síntese divergente. A estrutura dendrítica do PGLD foi confirmada pelas técnicas de Cromatografia de Permeação em Gel (GPC), Ressonância Magnética Nuclear de Prótons (¹H-RMN) e de Carbono (¹³C-RMN), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). O dendrímero sintetizado apresentou baixa dispersão no peso molecular (Mw / Mn = 1,05) e um grau de ramificação igual a 0,80 o qual caracterizou a estrutura dendrítica do polímero. A temperatura de transição vítrea do dendrímero (Tg) de −20,2°C indicou que a macromolécula possui, em temperatura ambiente (25°C), as características mecânicas apropriadas para sua utilização no revestimento tecnológico de próteses cardiovascular. A compatibilidade do dendrímero PGLD com o sangue foi avaliada por análises in vitro utilizando a técnica de Espectroscopia de Ressonância de Plásmons de Superfície, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e cinética de formação de trombos. A adsorção das proteínas albumina do soro bovino (BSA) e fibrinogênio do soro humano (HFb) sobre a superfície do dendrímero PGLD revelaram um processo de adsorção espontânea e a formação de multicamadas heterogêneas obedecendo o modelo de adsorção da isoterma de Freundlich. Os valores obtidos para a energia livre de Gibbs de adsorção das proteínas sobre o dendrímero indicam uma melhor interação do PGLD com a albumina do que com o fibrinogênio. Os ensaios de adesão de plaquetas e a cinética de formação de trombos indicaram a característica hemocompatível do dendrímero de PGLD. Baseados em nossos estudos, possíveis aplicações de estruturas de PGLD arborescentes na área cardiovascular nos próximos anos poderão ser delineadas. A Espectroscopia RPS se revelou uma ferramenta promissora para a investigação das propriedades hemocompatíveis de sistemas nanoscópicos.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: GIAROLA, Vanessa Moreira. Ressonância de plásmons de superfície aplicada ao desenvolvimento de sistemas arborescentes hemocompatíveis. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Data do documento: 21-Mar-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031316.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.