Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1787
Tipo: Dissertação
Título: Estudos dos custos energéticos na implantação de sistemas de transporte e distribuição de gás natural.
Autor(es): PERICO, Ana Carolina Silveira
Abstract: A contabilidade de custos em base energética permite estimar valores de forma independente das volatilidades dos mercados e estabelecer cenários de viabilidade consistentes no longo prazo. Este trabalho apresenta os custos energéticos associados à implantação de gasodutos de transporte e distribuição de gás natural, detalhando todas as etapas de seu processo de construção e considerando diversas alternativas em função das características do terreno (terra, rocha, brejo, asfalto e paralelepípedo), tipo de material (aço e polietileno) e diâmetros e espessuras da tubulação. Adicionalmente, para os gasodutos de distribuição, foi relevante considerar adoção de métodos não destrutivos, em função das condições de ocupação do terreno. Como valores de referência para condições típicas, um gasoduto de aço de transporte de 32” de diâmetro construído em terra por método tradicional demanda 19,22 GJ/m, enquanto um gasoduto de polietileno de 63 mm demanda de 0,11 GJ/m. São apresentados estudos de caso representativos aplicando os resultados para um trecho brasileiro do gasoduto Brasil-Bolívia e para um gasoduto de distribuição urbano. Assumindo as movimentações de gás natural nas condições de projeto e uma vida útil e 25 anos para o aço e 40 para o polietileno, tais custos energéticos na implementação dos gasodutos correspondem respectivamente a 0,35% e 0,08% da energia transportada.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PERICO, Ana Carolina Silveira. Estudos dos custos energéticos na implantação de sistemas de transporte e distribuição de gás natural. 96 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1787
Data do documento: 3-Ago-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032115.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.