Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1794
Tipo: Dissertação
Título: Análise ambiental e simulação para substituição de Monitores CRT por LCD
Autor(es): VASCONCELOS, Ronaldo da Cunha
Abstract: O uso eficiente da energia na sociedade tornou-se essencial. A demasiada utilização dos recursos energéticos vem poluindo, aquecendo o planeta e exaurindo as reservas fósseis, forçando a utilização de fontes renováveis. A utilização da energia elétrica tornou-se importante na composição dos custos em todos os seguimentos da economia. O uso massificado de computadores este equipamento, ferramenta indispensável à Sociedade, adicionando-a cada vez mais consumidores de energia elétrica. Este trabalho mostra aspectos técnicos, econômicos e ambientais da utilização de telas de vídeo para computadores, destacando também aspectos relativos a outros tipos de utilização como em televisores e eletrônicos em geral. Esta dissertação avaliou a troca de tecnologias por meio de pesquisa bibliográfica e da simulação da substituição de monitores de Tubos de Raios Catódicos (CRT), por monitores de Cristal Líquido (LCD), no caso do Laboratório Nacional de Astrofísica, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasil. A simulação foi feita para um horizonte de 5 anos, com cálculos de viabilidade econômica, pesquisa de preços e consumo energético de monitores. A real troca de CRT por LCD está vinculada a decisões internas. Esta dissertação tem o objetivo de servir de base a uma eventual substituição dos equipamentos. Mostrou substituição de equipamentos não tem viabilidade econômica quando comparada a outros investimentos comercias, porém há significativa economia de energia com a mudança de tecnologia. A troca se mostrou relevante às questões de conservação, uso racional de energia e preservação do meio ambiente. A troca abrupta do CRT por LCD pode causar efeitos indesejáveis, como desemprego e fechamento de fábricas no Brasil. Pode haver danos ao meio ambiente e à saúde, na produção e descarte inadequado dos monitores sejam eles CRT ou LCD. A doação de monitores mesmo que tecnologicamente defasada pode ajudar na mitigação da exclusão digital. Outras tecnologias, mais energeticamente eficientes, tais como notebooks em substituição a Desktops, e outros tipos de telas, ainda em fase de pesquisa e introdução ao mercado, como OLED e FED poderiam ser objetos de futuros estudos.
Citação: VASCONCELOS, Ronaldo da Cunha. Análise ambiental e simulação para substituição de Monitores CRT por LCD. 90 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1794
Data do documento: Out-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032986.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.