Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1795
Tipo: Dissertação
Título: Oscilações de Grandes Amplitudes num Corpo que se Move com Velocidade Constante.
Autor(es): RECICAR, Jan Novaes
Abstract: Este trabalho analisa o escoamento de um fluido Newtoniano com propriedades constantes ao redor de um corpo oscilante que se move com velocidade constante. A oscilação do corpo é perpendicular à direção do escoamento. São apresentados resultados referentes à análise da influência da frequência e da amplitude de oscilação de um cilindro circular sobre o cálculo das cargas aerodinâmicas e sobre o número de Strouhal. A simulação numérica é realizada utilizando-se o Método de Vórtices Discretos. Para cada incremento de tempo da simulação, um número de vórtices discretos de Lamb é gerado próximo à superfície do corpo; a intensidade dos vórtices nascentes é calculada para satisfazer a condição de escorregamento nulo. As cargas aerodinâmicas são calculadas utilizando uma formulação integral derivada de uma equação de Poisson para a pressão. Três tipos de regimes de escoamento são identificados durante um aumento na frequência de oscilação do corpo. O primeiro tipo é observado para baixas frequências de oscilação do corpo; nesta situação o número de Strouhal permanece quase constante correspondendo ao número de Strouhal de um corpo sem oscilação. O segundo tipo corresponde a um regime de transição, onde aparentemente a frequência de emissão de vórtices não correlaciona com a frequência de oscilação do corpo. Finalmente para altas frequências de oscilação do corpo a frequência de emissão de vórtices coincide com a frequência de oscilação do corpo denominada de frequência de “lock-in”.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: RECICAR, Jan Novaes. Oscilações De Grandes Amplitudes Num Corpo Que Se Move Com Velocidade Constante. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1795
Data do documento: 13-Abr-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031367.pdf9,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.