Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1797
Tipo: Dissertação
Título: Procedimento de Cálculo do Parâmetro de Flexibilidade Local e Avaliação do Modelo Dinâmico de Uma Viga Com Uma Trinca Plana Plástica.
Autor(es): ROQUE, Marcelo Coelho
Abstract: Neste trabalho um procedimento de cálculo da flexibilidade local devida a uma trinca plástica, e a investigação do efeito desta trinca na resposta dinâmica de uma viga trincada são apresentados. O procedimento de cálculo é válido para uma viga constituída de material não-linear elástico. A formação da zona plástica na ponta da trinca, criada devido a um momento fletor, é avaliada segundo o modelo de trinca de Dugdale. O modelo de flexibilidade local é baseado na taxa de liberação de energia e no teorema de Castigliano. O deslocamento de abertura de trinca é utilizado para computar a taxa de liberação de energia. Os resultados obtidos através da formulação plástica apresentada, e de uma formulação puramente elástica, são comparados e analisados. A influência de alguns fatores, tais como carregamento, razão de trinca e tensão de escoamento, nos parâmetros de flexibilidade local, assim como a influência da posição da trinca, e destes parâmetros de flexibilidade local na resposta dinâmica da viga, também é analisada. Os resultados obtidos indicam coerência no modelo de cálculo apresentado, e mostraram que sob certas combinações dos parâmetros envolvidos, a plasticidade influencia significativamente o parâmetro de flexibilidade local, e consequentemente, apresenta forte influência na resposta dinâmica da estrutura.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: ROQUE, Marcelo Coelho. Procedimento de Cálculo do Parâmetro de Flexibilidade Local e Avaliação do Modelo Dinâmico de Uma Viga Com Uma Trinca Plana Plástica. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1797
Data do documento: 18-Mai-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031717.pdf630,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.