Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/180
Tipo: Dissertação
Título: Repotenciação e motorização de usinas hidrelétricas como alternativa para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na geração de energia elétrica no Brasil.
Autor(es): BORBOREMA, Fernando Henrique Tavares
Abstract: O setor de geração de energia elétrica do Brasil é majoritariamente composto de fontes renováveis. Em 2014, as usinas hidrelétricas respondiam por mais de 70% da geração de energia elétrica no país. As fontes renováveis, onde a hidro eletricidade se inclui, são dependentes das condições climáticas e alterações no clima global não previstos nos históricos podem alterar a geração de energia prevista através destas fontes. Este trabalho apresenta uma alternativa de repotenciação de usinas hidrelétricas como resposta aos efeitos das mudanças climáticas na geração de energia hidrelétrica no Brasil. A repotenciação, em seu termo geral, é a ação de aprimorar os parâmetros de uma usina, seja com a melhora do rendimento ou fator de capacidade, seja através do aumento da capacidade instalada da usina por meio da atualização tecnológica dos equipamentos ou pela instalação de unidades geradoras adicionais. Após a identificação das usinas hidrelétricas que estão aptas a serem repotenciadas dentro dos cenários climáticos avaliados, foram feitas simulações de despacho hidrotérmico, utilizando o modelo NEWAVE, estabelecendo ganhos de capacidade instalada para as unidades geradoras aptas a repotenciação como também avaliar a motorização das usinas através da instalação de unidades adicionais. Este trabalho buscou fazer análises dos resultados obtidos nas simulações, evidenciando os principais benefícios da repotenciação de usinas hidrelétricas para o sistema elétrico brasileiro e para os agentes geradores. Utilizando os resultados das simulações, é feita uma análise econômica e de decisão da implementação destes projetos, com o objetivo de determinar, dentro de uma quantidade de alternativas, a que apresenta maior atratividade de investimento no Brasil.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: BORBOREMA, Fernando Henrique Tavares. Repotenciação e motorização de usinas hidrelétricas como alternativa para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na geração de energia elétrica no Brasil. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/180
Data do documento: 25-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_borborema_2015.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.