Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1804
Tipo: Dissertação
Título: Análise de cenários lógicos intuitivos como apoio ao planejamento estratégico
Autor(es): BROCHETTO, Luiz Henrique
Abstract: As micro e pequenas empresas, especialmente as de base tecnológica, estão sujeitas a mudanças rápidas. Neste contexto, a abordagem estratégica torna-se um diferencial competitivo. A gestão da melhoria contínua deve estar integrada a este ambiente, compondo o aprendizado organizacional. Este trabalho analisa a abordagem de cenários lógicos intuitivos como meio de se estabelecer estratégias usando o método de Van Der Heijden. Faz-se uma revisão bibliográfica do estabelecimento de estratégias através de cenários, com ênfase no modelo proposto por este autor. Descreve-se o método em etapas, a fim de facilitar sua implementação. Cada etapa foi avaliada em uma pesquisa-ação. Para isso, foi utilizada como objeto de estudo uma pequena empresa que atua com a educação a distância (EAD). Em um contexto de rupturas tecnológicas, pretende-se demonstrar e analisar as contribuições dos cenários como apoio ao planejamento estratégico em uma pequena empresa. Foram identificadas vantagens e oportunidades de aperfeiçoamento. Entre outras considerações, foi concluído que um dos pontos críticos para o sucesso deste método de cenários está nos recursos humanos e não necessariamente no porte da empresa. A qualidade dos recursos humanos mostrou-se fundamental para que o objeto de estudo chegasse a bons resultados. O método exigiu poucos recursos materiais e financeiros. Um ponto de atratividade do método foi a dispensa de dados históricos, permitindo estabelecer perspectivas de futuro em um ambiente de inovação. O uso de cenários lógicos intuitivos mostrou-se não ser um fim. É um processo que permite aos gestores evoluir com o tempo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BROCHETTO, Luiz Henrique. Análise de cenários lógicos intuitivos como apoio ao planejamento estratégico: pesquisa-ação em uma pequena empresa de educação à distância. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1804
Data do documento: 30-Out-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032503.pdf665,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.