Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1806
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de programação não-linear como ferramenta de auxílio à tomada de decisão na gestão de um clube de investimento.
Autor(es): MINEIRO, Andréa Aparecida da Costa
Abstract: Este trabalho tem como objetivo aplicar a PNL (Programação Não-Linear) e o modelo de Markowitz como bases científicas para o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie o administrador ou gestor do clube de investimento na seleção da carteira de ações. Os pequenos investidores possuem o papel importante de gerar liquidez ao mercado de capitais. Com este enfoque, a Bovespa procura se popularizar atraindo cada vez mais esses investidores para o mercado nos últimos anos, o que pode ser visto pelo crescimento do número de investidores individuais. O incentivo à formação de clubes de investimento é uma alternativa da Bovespa na busca de popularidade. No Brasil, houve um crescimento dos clubes de 340% em relação ao ano 2000. Os pequenos investidores buscam o clube de investimento para aplicar no mercado de capitais devido ao baixo custo de administração e como alternativa para aprender a dinâmica do mercado acionário. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para ser aplicada em um clube de investimento da região que buscou uma interface de fácil utilização para os administradores do clube, auxiliando na gestão, tomada de decisão e conhecimento das possíveis empresas que podem ser selecionadas para a carteira do clube de investimento. Como resultados têm-se a administração do clube e o acompanhamento da rentabilidade da carteira mais efetivos, devido a atualização dos dados diariamente, das opções de consulta às empresas e comparação entre ativos e o Ibovespa. Isso pode ser comprovado com a comparação entre a rentabilidade média da carteira do clube e do Índice Bovespa nos dois meses de utilização do programa, onde a rentabilidade do clube foi superior ao índice do mercado. Concluiu-se que o pequeno investidor possui uma ferramenta auxiliar para conhecer melhor as empresas que possuem ações negociadas no mercado à vista e avaliar as empresas que pretende investir. Isso não isenta os investidores de avaliar fatores macroeconômicos, considerar informações setoriais e globais que afetam diretamente nas variações do preço e consequentemente os riscos não sistemáticos e sistemáticos, respectivamente.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MINEIRO, Andréa Aparecida da Costa. Aplicação de programação não-linear como ferramenta de auxílio à tomada de decisão na gestão de um clube de investimento. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1806
Data do documento: Set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032105.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.