Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/181
Tipo: Dissertação
Título: Curva QV e Vetor Tangente na Análise da Estabilidade de Longo-Termo como Ferramentas de Planejamento.
Autor(es): BARBOZA, Oscar Alberto Giménez
Abstract: A estabilidade de tensão de longo termo considera essencialmente a dinâmica lenta de determinado elementos dos sistemas de potência. As ações combinadas dos diferentes dispositivos de controle, após uma perturbação, podem levar eventualmente o sistema à instabilidade e colapso de tensão. Esta pesquisa pretende associar uma ferramenta de análise estática, a curva QV, com simulações que consideram o modelo detalhado de elementos de dinâmica lenta, de modo a fornecer uma metodologia que permita determinar a natureza de eventuais problemas de estabilidade de tensão num sistema elétrico e as ações de controle mais eficazes para reduzir o impacto desses problemas na rede. Foram empregados sistemas teste do CIGRÉ para a definição da metodologia de abordagem de estudos de estabilidade de tensão de longo termo. Posteriormente, esta metodologia foi aplicada num sistema real (Sistema ANDE, Paraguai), considerando sua configuração no período 2014-2018. O traçado das curvas QV foi realizado mediante a aplicação do “Método da Continuação QV”, enquanto que as simulações dinâmicas foram feitas com uma ferramenta computacional unificada de estudos de estabilidade transitória e de longo prazo, o que reduz consideravelmente o tempo de computação envolvido.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: BARBOZA, Oscar Alberto Giménez. Curva QV e Vetor Tangente na Análise da Estabilidade de Longo-Termo como Ferramentas de Planejamento. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/181
Data do documento: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_gimenez_2015.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.