Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1810
Tipo: Dissertação
Título: Utilização da tecnologia em EAD na formação dos engenheiros de produção da Universidade Federal de Itajubá: uma avaliação.
Autor(es): BENFATTI, Eliana de Fátima Souza Salomon
Abstract: Este trabalho resulta de uma pesquisa que se propôs a analisar dados obtidos em uma instituição de ensino superior brasileira, tendo como foco a avaliação da utilização da tecnologia em Educação a Distância (EaD) como mecanismo de acesso e incremento à qualidade no ensino de Engenharia de Produção. Evidencia três aspectos: a) se a instituição, através das falas de seus professores, estará disposta à quebra de paradigmas, já que tão habituada ao processo tradicional de ensino; b) se essa modalidade de educação atende as necessidades educacionais dos alunos; c) e quais as impressões sobre a efetividade do processo ensino-aprendizagem nas palavras dos professores e na visão e experiência dos alunos. Identificou também, através de entrevistas e questionários, crenças, inquietações, dificuldades, barreiras encontradas nesta modalidade de ensino, o que não prejudicou o resultado positivo quanto à efetividade do processo ensino-aprendizagem. Pensando na manutenção do encadeamento de evidências (Yin, 2005), a pesquisa buscou nova observação e investigação em uma instituição de ensino superior com estrutura e funcionamento de cursos à distância, já consolidada, confirmando o resultado obtido anteriormente. Fica evidente, entretanto, a necessidade de avaliações acerca da EAD considerando as características em mudanças dos alunos e dos novos conhecimentos, problemas e orientações do mundo contemporâneo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BENFATTI, Eliana de Fátima Souza Salomon. Utilização da tecnologia em EAD na formação dos engenheiros de produção da Universidade Federal de Itajubá: uma avaliação. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1810
Data do documento: 14-Set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032097.pdf728 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.