UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1814
Tipo: Dissertação
Título: Uso de Técnicas de Otimização Robusta Multi-Objetivos na Produção de Cimento.
Autor(es): RENÓ, Maria Luiza Grillo
Abstract: Este trabalho consiste na elaboração de um modelo matemático de otimização de múltiplos objetivos, aplicado na produção do clínquer, principal constituinte do cimento. As funções objetivo são custo, variância do custo e emissão de dióxido de enxofre. A função custo tem a finalidade de reduzir os custos relacionados ao consumo de matéria-prima, combustível e energia elétrica. A função variância do custo tem o objetivo de reduzir a variabilidade da função custo em torno do ponto ótimo. Por último, a função emissão de dióxido de enxofre com o objetivo de minimizar o impacto ambiental. As funções objetivo estão sujeitas a restrições de ordem operacional e de qualidade do clínquer. A ponderação delas é feita pelas técnicas: Método de Ponderação dos Objetivos, Método do Critério Global e Análise Hierárquica do Processo. Enquanto a obtenção dos pontos ótimos, estes são determinados através dos algoritmos de otimização: Programação Sequencial Quadrática e Algoritmo Genético, desta forma os resultados são comparados para diferentes técnicas aplicadas.
Citação: RENÓ, Maria Luiza Grillo. Uso de Técnicas de Otimização Robusta Multi-Objetivos na Produção de Cimento. 2007. Itajubá, 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1814
Data do documento: Mar-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036354.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.