Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/182
Tipo: Dissertação
Título: Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída Baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais.
Autor(es): SONODA, Dabit Gustavo
Abstract: Sabe-se que uma das atuais tendências do setor de energia é o uso de unidades de geração distribuída, conectadas diretamente ao sistema de distribuição. Um dos efeitos dessa nova topologia é a sua influência em métodos e técnicas de análise que foram projetados baseados em sistemas convencionais. Um exemplo são os métodos de localização de faltas, que podem ter sua eficiência prejudicada em função da inclusão de novas fontes de geração não convencionais. Tendo em vista que a localização de faltas caracteriza-se como uma etapa de suma importância para se manter os índices de confiabilidade dentro de margens aceitáveis, este trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia destinada a localização e classificação de faltas em sistemas de distribuição de energia elétrica, sendo aplicável tanto a sistemas convencionais quanto a aqueles onde estão presentes os geradores distribuídos. Para tanto, a metodologia foi desenvolvida baseando-se no conceito de Sistema Imunológico Artificial. Essa técnica computacional, relativamente recente, é utilizada para a solução de problemas complexos, e apresenta-se como de grande potencial para cumprir os objetivos dessa dissertação. A metodologia, avaliada considerando vários casos de falta, apresenta um desempenho satisfatório para um amplo espectro de cenários, sendo capaz de estimar o local de falta, bem como o seu tipo e valor de resistência de maneira eficiente.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SONODA, Dabit Gustavo. Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída Através de Sistemas Imunológicos Artificiais. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/182
Data do documento: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sonoda_2015.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.