Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1821
Tipo: Dissertação
Título: Envelhecimento e urbanização: a percepção dos idosos na “caminhabilidade” e a qualidade de vida no ambiente construído em Itajubá - MG.
Autor(es): BARBIERI, Amanda Renata
Abstract: O envelhecimento populacional e a urbanização das cidades são duas realidades marcantes do século XXI. O processo de envelhecer é dinâmico e progressivo, e afeta a capacidade física do indivíduo como a sua locomoção. O processo de urbanização segue o rápido avanço tecnológico e por vezes é mal planejado ou estruturado. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores do ambiente construído associados à “caminhabilidade” entre idosos na cidade de Itajubá, Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 230 idosos de ambos os gêneros, porém com uma predominância feminina de 145 mulheres para 85 homens, cadastrados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e residentes há pelo menos seis meses no bairro. Foram consideradas somente as unidades localizadas em bairros urbanos, no total de 15 unidades. Foi realizada análise univariada pelo qui-quadrado (χ2) para determinar as variáveis associadas com a ocorrência da caminhabilidade entre idosos, sendo o nível de significância adotado para a seleção da variável de P ≤ 0,2. Essas variáveis foram utilizadas na construção do modelo de regressão logística múltipla, com estimativa da força de associação por odds ratio ajustada (OR) e intervalo de confiança de 95% (IC95%). Na análise univariada as análises consideradas significantes foram: satisfação com o acesso à diversão no seu bairro (restaurante, clubes, etc.) (OR=4,02 IC: 1,62 – 9,95); satisfação com o número de pessoas conhecidas no bairro (OR=4,55 IC: 2,00 – 10,38); satisfação quanto ao barulho do tráfego no seu bairro (OR=3,38 IC: 1,53 – 7,47); acredito que a criminalidade faz com que não seja seguro caminhar durante o dia no meu bairro (OR=0,42 IC: 0,20 – 0,86); há muitos morros/paredões o meu bairro limitando o número de rotas/percursos para o deslocamento (OR=0,26 IC: 0,13 – 0,53). Conclui-se que o modelo de análise de regressão logística não apresentou fatores com relação positiva a caminhabilidade encontrados em outros estudos como calçadas sem obstáculos, bem conservadas e iluminação noturna. A percepção dos idosos, medida através da Escala de Mobilidade Ativa no Ambiente Comunitário alcança um resultado que mostra que para os idosos da cidade de Itajubá é mais importante ter conhecidos na vizinhança e a sensação de segurança do que uma calçada bem cuidada livre de obstáculos. Para tanto se sugere a realização de novas pesquisas sobre o tema abrangendo um maior número de bairros urbanos visando a melhor compreensão dos fatores ambientais associados à caminhabilidade da população idosa.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: BARBIERI, Amanda Renata. Envelhecimento e urbanização: a percepção dos idosos na “caminhabilidade” e a qualidade de vida no ambiente construído em Itajubá - MG. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1821
Data do documento: Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018139.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.