Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa | - |
dc.date.issued | 2007-02-08 | - |
dc.identifier.citation | MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa. Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829 | - |
dc.description.abstract | A Educação a Distância tem se revelado como uma modalidade capaz de auxiliar a nação brasileira no suprimento da crescente demanda e na democratização do acesso ao ensino superior. Uma de suas possíveis formas é a educação semipresencial, com a qual se procura unir o melhor da instrução presencial tradicional com as boas práticas da educação online e uso das novas tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho visa relatar uma experiência de educação semipresencial na disciplina de Pesquisa Operacional, vivenciada em oito turmas de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Tendo como objetivo principal a avaliação quali-quantitativa dessa experiência, a dissertação é iniciada por uma revisão bibliográfica sobre a educação a distância e sobre a educação semipresencial; em seguida retrata o uso de diversos conteúdos multimídia, via Internet, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, abrangendo desde a fase de desenvolvimento dos conteúdos, a descrição dos meios utilizados e o trabalho do professor e formadores; e, finalmente analisa os resultados obtidos nas notas finais dos alunos e as suas respostas ao questionário de avaliação da disciplina. Os resultados obtidos através da análise de desempenho dos alunos sugerem que o blended learning tende a ser um aliado de extrema importância em disciplinas da Engenharia de Produção e no ensino superior em geral. A experiência aqui retratada indica que os alunos que participaram mais efetivamente das atividades virtuais alcançaram melhor rendimento nas atividades avaliativas, tais como a prova escrita e o trabalho final da disciplina. As análises realizadas evidenciam ganhos de qualidade, os quais são comprovados também pelo relato dos alunos e pela percepção dos mesmos quanto à efetividade da aplicação dessa metodologia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 128 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Avaliação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Semipresencial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação a Distância | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Pesquisa Operacional | pt_BR |
dc.keywords.english | Assessment | pt_BR |
dc.keywords.english | Blended Learning | pt_BR |
dc.keywords.english | Distance Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Operational Research | pt_BR |
dc.orientador.principal | MONTEVECHI, José Arnaldo Barra | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Economia e Finanças | pt_BR |
dc.date.available | 2018-12-04T17:10:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T17:10:13Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0031312.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.