Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOLINA, Carlos Eduardo Corrêa-
dc.date.issued2007-02-08-
dc.identifier.citationMOLINA, Carlos Eduardo Corrêa. Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829-
dc.description.abstractA Educação a Distância tem se revelado como uma modalidade capaz de auxiliar a nação brasileira no suprimento da crescente demanda e na democratização do acesso ao ensino superior. Uma de suas possíveis formas é a educação semipresencial, com a qual se procura unir o melhor da instrução presencial tradicional com as boas práticas da educação online e uso das novas tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho visa relatar uma experiência de educação semipresencial na disciplina de Pesquisa Operacional, vivenciada em oito turmas de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Tendo como objetivo principal a avaliação quali-quantitativa dessa experiência, a dissertação é iniciada por uma revisão bibliográfica sobre a educação a distância e sobre a educação semipresencial; em seguida retrata o uso de diversos conteúdos multimídia, via Internet, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, abrangendo desde a fase de desenvolvimento dos conteúdos, a descrição dos meios utilizados e o trabalho do professor e formadores; e, finalmente analisa os resultados obtidos nas notas finais dos alunos e as suas respostas ao questionário de avaliação da disciplina. Os resultados obtidos através da análise de desempenho dos alunos sugerem que o blended learning tende a ser um aliado de extrema importância em disciplinas da Engenharia de Produção e no ensino superior em geral. A experiência aqui retratada indica que os alunos que participaram mais efetivamente das atividades virtuais alcançaram melhor rendimento nas atividades avaliativas, tais como a prova escrita e o trabalho final da disciplina. As análises realizadas evidenciam ganhos de qualidade, os quais são comprovados também pelo relato dos alunos e pela percepção dos mesmos quanto à efetividade da aplicação dessa metodologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages128 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAvaliaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Semipresencialpt_BR
dc.keywords.portugueseEducação a Distânciapt_BR
dc.keywords.portuguesePesquisa Operacionalpt_BR
dc.keywords.englishAssessmentpt_BR
dc.keywords.englishBlended Learningpt_BR
dc.keywords.englishDistance Educationpt_BR
dc.keywords.englishOperational Researchpt_BR
dc.orientador.principalMONTEVECHI, José Arnaldo Barra-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaEconomia e Finançaspt_BR
dc.date.available2018-12-04T17:10:13Z-
dc.date.accessioned2018-12-04T17:10:13Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031312.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.