Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção |
Autor(es): | MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa |
Abstract: | A Educação a Distância tem se revelado como uma modalidade capaz de auxiliar a nação brasileira no suprimento da crescente demanda e na democratização do acesso ao ensino superior. Uma de suas possíveis formas é a educação semipresencial, com a qual se procura unir o melhor da instrução presencial tradicional com as boas práticas da educação online e uso das novas tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho visa relatar uma experiência de educação semipresencial na disciplina de Pesquisa Operacional, vivenciada em oito turmas de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Tendo como objetivo principal a avaliação quali-quantitativa dessa experiência, a dissertação é iniciada por uma revisão bibliográfica sobre a educação a distância e sobre a educação semipresencial; em seguida retrata o uso de diversos conteúdos multimídia, via Internet, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, abrangendo desde a fase de desenvolvimento dos conteúdos, a descrição dos meios utilizados e o trabalho do professor e formadores; e, finalmente analisa os resultados obtidos nas notas finais dos alunos e as suas respostas ao questionário de avaliação da disciplina. Os resultados obtidos através da análise de desempenho dos alunos sugerem que o blended learning tende a ser um aliado de extrema importância em disciplinas da Engenharia de Produção e no ensino superior em geral. A experiência aqui retratada indica que os alunos que participaram mais efetivamente das atividades virtuais alcançaram melhor rendimento nas atividades avaliativas, tais como a prova escrita e o trabalho final da disciplina. As análises realizadas evidenciam ganhos de qualidade, os quais são comprovados também pelo relato dos alunos e pela percepção dos mesmos quanto à efetividade da aplicação dessa metodologia. |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Citação: | MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa. Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007 |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829 |
Data do documento: | 8-Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0031312.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.