Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
Tipo: Dissertação
Título: Diagnósticos Preditivos Embasados na Modelagem de Um Gerador Aplicados no Monitoramento da Operação
Autor(es): SALES, Felipe Atanásio de
Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia de monitoramento de geradores e sistemas de excitação estática, por meio de análises das condições elétricas. Os modelos foram implementados em duas usinas localizadas no sul do Brasil. Os geradores síncronos são elementos essencias no sistema elétrico de potência. Assim, mediante um acompanhamento destas máquinas, possibilita-se a prévia detecção de possíveis falhas, a fim de garantir a confiabilidade do fornecimento de energia, estabilidade do sistema e redução das atividades de manutenção, que resultam em paradas não-programadas. A modelagem virtual foi desenvolvida com as características eletromagnéticas dos equipamentos, dados de fabricantes e teste de desempenho. Simultaneamente, demonstra-se a aplicação da técnica Planejamento de experimentos (DOE – Design of experiments) nos testes de monitoramento desenvolvidos nas usinas. Esta fornece com objetividade um procedimento para avaliação dos fatores mais significativos para uma determinada resposta, definição de melhores áreas de atuação e condições operacionais de um processo. Os resultados demonstram sua eficácia, ao contribuir para a otimização das atividades de manutenção.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SALES, Felipe Atanásio de. Diagnósticos Preditivos Embasados na Modelagem de Um Gerador Aplicados no Monitoramento da Operação. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019014.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.