Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1881
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da Representação da Rede em Estudos de Extinção de Arco Secundário em Linhas de Transmissão de Potência Natural Elevada
Autor(es): CARDOSO, Igor de Paula
Abstract: O Projeto Básico de subestações de rede básica é uma das etapas mais importantes de um empreendimento, pois é nele que, através de estudos elétricos de diferentes naturezas, os equipamentos das instalações da Rede Básica são especificados para estarem operando por todo tempo de concessão (via de regra, 30 anos). No projeto, a transmissora deve atender aos itens definidos no anexo técnico do edital do leilão no qual se sagrou vencedora. A prática atual requer que todos os estudos definidos como “Transitórios Eletromagnéticos” sejam realizados com representação da rede pelo critério de duas vizinhanças elétricas, o que pode não ser necessário para todos os estudos, como é o caso da extinção da corrente de arco secundário (requerido como forma de comprovação da possibilidade de aplicação de religamento monopolar em linhas de transmissão). Para confirmar esse entendimento, buscou-se avaliar os efeitos de diferentes modelagens de rede para esse estudo, considerando a rede tal qual é exigida nas diretrizes vigentes e com representações simplificadas como: utilizando cargas fictícias (usualmente utilizadas por consultoras), equivalentes Thèvenin e até mesmo barras infinitas. Elas foram avaliadas considerando uma linha de transmissão 500 kV base e sob diversas variações de características da própria linha e do sistema em que se conecta. São apresentados e discutidos os resultados associados a cada uma dessas representações, buscando confirmar a possibilidade de utilizar uma modelagem mais simplificada. Compararam-se ainda os resultados obtidos da modelagem simplificada com um estudo de extinção de arco secundário de um projeto real, já aprovado e em operação. Ademais, com os resultados obtidos foram estudados, de forma resumida, os efeitos de diferentes grandezas que interferem na extinção do arco secundário para uma estrutura de SIL (Surge Impedance Loading) elevado, cada vez mais aplicada no SIN (Sistema Interligado Nacional), a fim de verificar o efeito de cada uma delas quanto aos atuais critérios de extinção do arco secundário.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CARDOSO, Igor de Paula. Efeitos da Representação da Rede em Estudos de Extinção de Arco Secundário em Linhas de Transmissão de Potência Natural Elevada. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1881
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019016.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.