Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1887
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento, supervisão e acompanhamento de projetos de software em micro e pequenas empresas.
Autor(es): BARRETO, Daniela
Abstract: Ainda hoje, muitos projetos de desenvolvimento de software fracassam por falta de uma gestão sistemática e padronizada. Nas micro e pequenas empresas (MPEs) de software, a boa execução dos processos de gerenciamento é ainda mais difícil, visto a inexistência de um processo definido, recursos pessoais e financeiros limitados, falta e/ou pouca cultura em processos, dentre outros. Tendo em vista essa realidade, esse trabalho apresenta uma abordagem, composta por um modelo de gestão e seu processo de implantação, que permita que as MPEs possam executar o planejamento, supervisão e acompanhamento dos projetos desenvolvidos, visando à melhoria da qualidade e produtividade. Essa abordagem foi desenvolvida com base no Capability Maturity Model Integration (CMMI) e nos processos de gestão de projetos sugeridos pelo Project Management Body Of Knowledge (PMBOK), assim como por requisitos obtidos através de uma pesquisa de campo (survey). A pesquisa de campo foi realizada entre empresas de desenvolvimento de software brasileiras e como principais resultados a falta de formalismo foi percebida como característica marcante e a cultura organizacional desfavorável como a principal barreira para a realização de um planejamento efetivo. Por fim, foram definidos os quesitos necessários e um método para a seleção de uma ferramenta computacional, que suporte o modelo proposto.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BARRETO, Daniela. Planejamento, supervisão e acompanhamento de projetos de software em micro e pequenas empresas. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1887
Data do documento: 20-Jul-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031980.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.