Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1889
Tipo: Dissertação
Título: Mercados de Energia Elétrica: questões conceituais e modelos de precificação nodal e zonal – uma análise do mercado brasileiro
Autor(es): LEVY, Maria Carolina Pinho
Abstract: O presente trabalho consiste na exploração de modelos de precificação para o mercado de energia elétrica. São contrapostos essencialmente dois modelos: os modelos nodais e zonais. Aponta-se para o fato de que a necessidade de discussão de precificação no período recente emerge de um movimento de liberalização, observado em âmbito internacional e que em linhas gerais tratou de instituir um mercado para a energia elétrica, que até então era tida como um serviço público. Sendo assim, discute-se a adequação dos modelos teóricos de mercado à situação específica do mercado de energia elétrica e as implicações dos modelos de mercado sobre as transações de energia elétrica, e, no sentido contrário, as implicações das características da energia e das atividades relacionadas para a dinâmica dos mercados instituídos. Avalia-se o contexto brasileiro, sob o foco das mudanças ocorridas mundialmente, tentando em um primeiro momento traçar um breve histórico do setor de energia elétrica sobre os comandos privado e estatal. Utilizando simulação, os modelos nodais e zonais são discutidos. Realiza-se também a aplicação de modelos de simulação aos dados de preços do mercado brasileiro. Por fim, discute-se as limitações da aplicação de um modelo como este ao sistema hidro-térmico brasileiro, apontando suas especificidades e propondo desenvolvimentos necessários para a formulação de um modelo adequado à tais circunstâncias.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: LEVY, Maria Carolina Pinho. Mercados de Energia Elétrica: questões conceituais e modelos de precificação nodal e zonal – uma análise do mercado brasileiro. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1889
Data do documento: 16-Fev-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0030647.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.