Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento local: alternativas para geração de renda e preservação ambiental em pequenas propriedades rurais.
Autor(es): SILVA, Diene Eiry da
Abstract: O presente trabalho objetivou verificar a viabilidade econômica do projeto de extensão desenvolvido entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/MG), assim como verificar a eficácia dos sistemas ILPF (Integração Lavoura, Floresta, Pecuária) e Áreas de Proteção Ambiental implantados em pequenas propriedades rurais do Sul de Minas. Tomou-se como ponto de partida os relatos de técnicos e proprietários e os resultados das experiências do projeto de extensão UNIFAL/EMATER em termos de proteção ambiental, desenvolvimento econômico e geração de renda. Ainda, do ponto de vista metodológico, utilizou-se documentos, dados quantitativos fornecidos pela EMATER e principalmente entrevistas semiestruturadas com os proprietários de quatro unidades rurais que participaram do projeto. Chegou-se a ideia de que há uma relação satisfatória entre o projeto de extensão da EMATER e a possibilidade de um desenvolvimento local dentro de parâmetros de sustentabilidade, embora tenha uma tensão entre o dito e o realizado. Após análises financeiras, chegou se ao apontamento de que o projeto foi viável em todas as cidades estudadas. Do ponto de vista qualitativo, pode-se dizer que houve efetividade nas intervenções realizadas, visto que todos os entrevistados dizem que a qualidade de vida e as condições da propriedade melhoraram consideravelmente. Observou-se também que quanto às questões ambientais, os produtores, em uma escala de prioridades, ainda a veem em última posição.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SILVA, Diene Eiry da. Desenvolvimento local: alternativas para geração de renda e preservação ambiental em pequenas propriedades rurais. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Data do documento: 29-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva6_2015.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.