Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1905
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de Balanceamento entre Valor Esperado e Variância de Previsão na Otimização de Processos de Manufatura.
Autor(es): COSTA, Bruna Stéfany
Abstract: O setor da manufatura continua com força crítica tanto em economias avançadas quanto em economias em desenvolvimento. Os desafios experimentados pelas empresas manufatureiras demandam que elas sejam capazes de otimizar seu custo, tempo e qualidade. Para tal, a metodologia de superfície de resposta (RSM) tem sido amplamente usada. Desta forma, o presente trabalho possui o objetivo de propor um balanceamento entre valor esperado e variância de previsão na otimização de processos de manufatura que usam a RSM. A primeira etapa da pesquisa foi o mapeamento e a replicação de 38 artigos, referentes a 38 processos diferentes de manufatura. Através deste mapeamento, observou-se que as pesquisas publicadas em processos de manufatura que usam a RSM não verificam a convexidade das respostas, não confrontam a convexidade e o sentido de otimização das respostas, e não utilizam a restrição de espaço experimental. Uma vez que em 86% das respostas da amostra há desalinhamento entre convexidade e sentido de otimização, a solução destes problemas de pesquisa se refere a um ponto distante do centro do arranjo, com alta variância e baixa previsibilidade. Como consequência, a segunda etapa da pesquisa foi o uso do método de intercessão normal à fronteira (NBI) para ponderar valor esperado e variância de previsão. As fronteiras de Pareto criadas indicam a presença de soluções com perda média de 5% do valor esperado para redução média de 29% na variância de previsão, pelo uso da RSM com a restrição de espaço experimental mais estreita.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: COSTA, Bruna Stéfany. Proposta de Balanceamento entre Valor Esperado e Variância de Previsão na Otimização de Processos de Manufatura. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1905
Data do documento: 24-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019026.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.