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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1907
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de Estabilidade Angular Utilizando Métodos de Estimação de Amortecimento no Sistema Elétrico de Potência. |
Autor(es): | ENG, Gabriel de Vasconcelos |
Abstract: | A introdução de novas tecnologias nos sistemas elétricos de potência está modificando gradualmente a característica de operação da rede elétrica. A aplicação de medidores modernos, capazes de produzir uma grande quantidade de dados, é um exemplo destes avanços tecnológicos. A utilidade destes equipamentos abrange desde a identificação de perfis instáveis nas redes elétricas, assim como no monitoramento das oscilações eletromecânicas em grandes sistemas de potência. Os métodos tradicionais na análise da estabilidade em sistemas elétricos derivam das equações diferenciais que regem a dinâmica do sistema, sendo necessário conhecer os parâmetros de cada elemento que compõe a rede. O trabalho propõe avaliar a estabilidade angular de sistemas elétricos, tanto em regime permanente, como no transitório eletromecânico. Os dados coletados em simulação são levados a quatro metodologias de estimação de autovalores, determinando os parâmetros modais dos sinais (amortecimento, frequência natural). Portanto, o operador do sistema poderá avaliar a estabilidade angular da rede, sem que seja necessário conhecer plenamente o modelo algébrico-diferencial. |
metadata.dc.publisher.department: | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
Citação: | ENG, Gabriel de Vasconcelos. Análise de Estabilidade Angular Utilizando Métodos de Estimação de Amortecimento no Sistema Elétrico de Potência. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1907 |
Data do documento: | 15-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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