UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1914
Tipo: Dissertação
Título: Acidentes de: Estudo de associação da morte em via pública com variáveis socioeconômicas dos municípios em Minas Gerais.
Autor(es): DE PODESTÁ, Domênica Leone
Abstract: Os acidentes de transporte são uma das principais causas externas de em nível mundial. Um importante efeitodo acidente de transporte é a morte em via pública, desfecho que pode ser interpretado como extremamente grave. Este estudo, ecológico, usou do DATASUS do Ministério da Saúde como fonte de dados. Teve como objetivo analisar a associação entre a ocorrência de óbito em via pública por acidente de transporte e variáveis socioeconômicas em municípios do estado de Minas Gerais no período compreendido entre 2000 e 2010. O parâmetro Razão de Mortalidade Padronizada (RMP) para morte em via pública por acidente de transporte foi empregado como variável dependente. Foram encontrados valores de RMP significantes para 299 municípios. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de regressão. Evidenciaram-se dois modelos com melhor ajuste final. No primeiro as variáveis significantes foram: abastecimento de água de acordo com a mediana das variações no período ( RC= 0,52; IC 95% 0,33 –0,83) e passagem de rodovias pelo interior do município (RC= 2,27; IC 95% 1,31 –3,59). No segundo modelo: abastecimento de água, segundo o terceiro quartil (RC = 0,46; IC 95% 0,26 –0,81) e passagem de rodovias pelo interior do município (RC= 2,14; IC 95% 1,29 –3,54). Este estudo permitiu identificar variáveis significantes referentes aos municípios com “a força de morrer” por acidente de trânsito. A pesquisa aponta direções pelas quais há o incentivo para que medidas de melhoria nas condições socioeconômicas e na infraestrutura urbana e do trânsito sejam tomadas em uma ação de promoção à saúde e prevenção desses eventos graves.
Citação: DE PODESTÁ, Domênica Leone. Acidentes de: Estudo de associação da morte em via pública com variáveis socioeconômicas dos municípios em Minas Gerais. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1914
Data do documento: Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2016362.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.