Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1916
Tipo: Dissertação
Título: Impacto da estabilidade atmosférica na concentração de poluentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Autor(es): SILVEIRA, Wilson Willian da
Abstract: Frequentemente, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), as estações de monitoramento registram valores de concentração de material particulado (PM₁₀) e ozônio (O₃) acima dos valores referências propostas pela Organização Mundial da Saúde, como seguros para a saúde da população. A RMRJ atualmente possui, uma população de 12,5 milhões de habitantes, mais de 4,9 milhões de veículos e uma alta concentração de indústrias com alto potencial poluidor para a atmosfera. Muitas vezes, as condições meteorológicas aliadas as altas taxas de emissões de poluentes atmosféricos e a complexa topografia da região favorecem a ocorrência de altas concentrações de PM₁₀ e a formação de O₃, por diversos dias consecutivos. Nesse contexto, esse estudo verificou a influência de condições meteorológicas, em particular com a avaliação da estabilidade atmosférica, em 4 períodos quando foi observada a ocorrência de altas concentrações de O3 ou PM10 em dias consecutivos. O estudo utilizou o modelo numérico de mesoescala Weather Research and Forecanting (WRF) para simulação das condições e variáveis meteorológicas favoráveis para manutenção de alta concentração de O₃ e PM₁₀, juntamente com os dados observados para a RMRJ, cartas sinóticas e imagens de satélite. Durante os 4 períodos, foi possível identificar a influência do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) associado a condições de céu-claro, leve subsidência do ar e ventos fracos. A partir da aplicação de analises estatísticas, verificou-se que o modelo simulou, com coerência, a temperatura do ar e a umidade do ar, durante os períodos e para a maioria das estações. O modelo e os dados de vento observados também indicaram a atuação da brisa marítima durante a tarde, verificando ventos fracos durante um período, sendo assim favoráveis a manutenção de poluentes. Durante os outros 3 períodos, foi verificado a influência da brisa marítima na dispersão de poluentes, dentro da RMRJ. Foi possível verificar que o modelo representou, em geral, de forma coerente a altura da CLP e estabilidade atmosférica. A verificação do impacto da estabilidade atmosférica nas concentrações de poluentes, resultados que predominância de condições estáveis para ambos os poluentes.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1916
Data do documento: 14-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019035.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.