Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1917
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do potencial energético do capim vetiver enriquecido com glicerina para fim de geração de energia elétrica.
Autor(es): ANSELMO, Jaíne Alves
Abstract: A biomassa pode ser considerada como a fonte mais antiga para uso energético. É utilizada desde os primórdios da humanidade para aquecimento e cozinhar alimentos. Atualmente, na matriz energética brasileira, possui considerável representatividade, destacando-se como uma das fontes de energias renováveis mais promissoras. O uso da biomassa moderna auxilia para que a biomassa exerça esse importante papel. Biomassa moderna pode ser entendida como aquela em que é atribuída tecnologias na sua fabricação. Tecnologia esta que auxilia na conservação, na qualidade, no armazenamento da biomassa gerada. Já biomassa tradicional é aquela in natura, ou seja, não fora empregado nenhum processo industrial em sua fabricação. Por isso, apesar do uso da biomassa tradicional ainda ser grande escala espera-se a substituição de seu uso pela biomassa moderna, com novas tecnologias capazes de melhorar o produto e contribuir para a ascensão do uso da biomassa. Espera-se que essa tendência no uso de energias renováveis seja crescente principalmente para a redução da dependência na utilização de fontes fósseis de energia e diversificação da matriz energética nacional. As gramíneas ganham espaço na busca de por novas fontes renováveis, principalmente por apresentar grande produtividade e adaptar-se a diversos climas. O capim Vetiver é uma gramínea com potencial já identificado para ser utilizado no setor energético. A glicerina é o subproduto da indústria do biodiesel, seu principal componente é o glicerol, que tem alto valor energético. O montante de glicerina produzido nos últimos anos tem sobrecarregado o mercado, utilizá-la no setor energético é uma alternativa viável para dar uma destinação adequada. O presente trabalho tem como principal objetivo estudar a potencialidade de geração de energia do capim vetiver. Verificou-se que a glicerina bidestilada obteve os melhores resultados, gerando um poder calorífico maior que as demais amostras avaliadas. No entanto, com o aumento da mistura de capim vetiver e glicerina, o poder calorífico diminuiu gradativamente. Portanto, a mistura não favoreceu a biomassa em estudo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: ANSELMO, Jaíne Alves. Estudo do potencial energético do capim vetiver enriquecido com glicerina para fim de geração de energia elétrica. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1917
Data do documento: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019036.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.