Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1920
Tipo: Dissertação
Título: A influência das dimensões sociais no processo de aceitação e acesso à tecnologia: Um estudo de usabilidade de um aplicativo para segurança colaborativa.
Autor(es): OLIVEIRA, Mateus de
Abstract: A sociedade atual está permeada de dispositivos conectados às redes de informações por meio da Internet. A mobilidade oferecida pelos dispositivos móveis, como os smartphones, é um elemento chave na dinâmica da informação na atualidade. Problemas sociais podem ser discutidos nestas redes e receber o auxílio destes dispositivos, de modo a unir membros comunitários em uma rede que se fortalece em prol de objetivos comuns, transformando a realidade local. A motivação para esse trabalho está no fato de que a falta de segurança é um dos problemas que mais aflige os brasileiros nos últimos anos. Desse modo, o objetivo central desse estudo visa a elaboração de um modelo de análise de usabilidade que seja adequado a aplicativos de smartphones e que permita identificar a viabilidade de uso de um aplicativo de segurança colaborativa no âmbito social de um município do sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de dois questionários, sendo um de levantamento demográfico e outro para avaliar a usabilidade com enfoque na percepção dos usuários sobre o uso do aplicativo. O cenário de utilização do aplicativo móvel é a segurança familiar frente aos desafios de se mitigar problemas de segurança pública. A análise dos resultados se baseou na reinterpretação da usabilidade sob a ótica da Teoria de Difusão da Inovação e o Modelo Recursivo de Acesso à Tecnologia. Como resultado, concluiu-se que este tipo de interpretação permite vislumbrar horizontes que vão além de aspectos explícitos da usabilidade, auxiliando na compreensão de fatores ambientais e sociais inerentes ao contexto da difusão tecnológica em uma sociedade em desenvolvimento.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: OLIVEIRA, Mateus de. A influência das dimensões sociais no processo de aceitação e acesso à tecnologia: Um estudo de usabilidade de um aplicativo para segurança colaborativa. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1920
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019039.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.