Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1922
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da comunicação comunitária em duas Associações de Itajubá MG através do uso das TICs como ferramenta de comunicação.
Autor(es): COSTA, Michelly Xavier da
Abstract: A comunicação é própria do ser humano e sempre teve um importante papel para o desenvolvimento de um povo. Apenas com a difusão da informação é possível que uma comunidade saiba dos seus direitos e, assim, lute por uma nova realidade, valorize sua cultura e aumente sua autoestima. A comunicação comunitária é realizada pelo povo, para o povo e tem como objetivo a educação, cultura e valorização da cidadania. No âmbito da comunicação, observa-se, atualmente, a proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Um dos ativos mais evidentes desta era tecnológica está relacionado com questões de mobilidade. De acordo com dados coletados na pesquisa TIC Domicílios realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), em 2015, os smartphones foram utilizados por 89% dos usuários de internet, sendo evidentes os benefícios e cenários nos quais a utilização destes dispositivos se revelam essenciais. Neste cenário, este estudo busca compreender como ocorre a comunicação comunitária nas associações dos bairros itajubenses BPS e São Pedro através do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), como instrumento de auxílio para organização interna e mudança socioeconômica das comunidades. Para tanto, foi desenvolvido um estudo em que as TICs disponíveis nos locais foram analisadas, incluindo a utilização delas pelas associações e as necessidades de informação dos moradores das comunidades, sob a ótica deles. Após as análises, é possível afirmar que a comunicação comunitária e as TICs disponíveis nos bairros são subaproveitadas pelas associações. Isso se deve, principalmente, pelo desconhecimento, por parte dos dirigentes, dos anseios da população local e do padrão de consumo de tecnologias no bairro.Com base nas análises realizadas em cima dos dados coletados será possível que as associações utilizem as TICs.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: COSTA, Michelly Xavier da. Uma análise da comunicação comunitária em duas Associações de Itajubá MG através do uso das TICs como ferramenta de comunicação. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1922
Data do documento: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019041.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.