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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FRANCISCO, Mateus Bibiano | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCO, Mateus Bibiano. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de compreender como a transição entre diferentes registros de representação semiótica contribui para a aprendizagem de álgebra por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa pesquisa preocupa-se em reconhecer e destacar a importância da inclusão, promovendo diálogos e reflexões acerca da temática. Para a pesquisa de campo, foram considerados os registros produzidos por quatro alunos com TEA, matriculados no oitavo ano de uma instituição privada da cidade de Itajubá/MG, a partir de intervenções que visavam introduzir conceitos ligados à álgebra. Para análise da produção matemática dos alunos, com foco em especial na linguagem algébrica, empregou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, difundida pelo francês Raymond Duval. Com base em tal teoria, procura-se compreender o papel das mobilizações de diversos registros semióticos, o papel da língua natural para externar raciocínios e o estabelecimento de explicações para algumas dificuldades relacionadas ao fenômeno de congruência semântica. Revelou-se que essa mobilização de diversos registros oferta aos alunos com TEA uma estratégia para a superação das dificuldades relacionadas com a linguagem. A pesquisa também evidenciou que a abordagem utilizada favoreceu o protagonismo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, contrastando com suas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da capacidade de generalização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 110 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Matemática | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Álgebra | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Prática de sala de aula | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Inclusão | pt_BR |
dc.keywords.english | Mathematics Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Algebra | pt_BR |
dc.keywords.english | Classroom practice | pt_BR |
dc.keywords.english | Inclusion | pt_BR |
dc.orientador.principal | FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara | - |
dc.orientador.coorientador | CRISTÓVÃO, Eliane Matesco | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Educação e Tecnologias | pt_BR |
dc.date.available | 2019-04-25T18:22:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T18:22:27Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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