Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFRANCISCO, Mateus Bibiano-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Mateus Bibiano. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927-
dc.description.abstractCom o objetivo de compreender como a transição entre diferentes registros de representação semiótica contribui para a aprendizagem de álgebra por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa pesquisa preocupa-se em reconhecer e destacar a importância da inclusão, promovendo diálogos e reflexões acerca da temática. Para a pesquisa de campo, foram considerados os registros produzidos por quatro alunos com TEA, matriculados no oitavo ano de uma instituição privada da cidade de Itajubá/MG, a partir de intervenções que visavam introduzir conceitos ligados à álgebra. Para análise da produção matemática dos alunos, com foco em especial na linguagem algébrica, empregou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, difundida pelo francês Raymond Duval. Com base em tal teoria, procura-se compreender o papel das mobilizações de diversos registros semióticos, o papel da língua natural para externar raciocínios e o estabelecimento de explicações para algumas dificuldades relacionadas ao fenômeno de congruência semântica. Revelou-se que essa mobilização de diversos registros oferta aos alunos com TEA uma estratégia para a superação das dificuldades relacionadas com a linguagem. A pesquisa também evidenciou que a abordagem utilizada favoreceu o protagonismo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, contrastando com suas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da capacidade de generalização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages110 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Matemáticapt_BR
dc.keywords.portugueseÁlgebrapt_BR
dc.keywords.portuguesePrática de sala de aulapt_BR
dc.keywords.portugueseInclusãopt_BR
dc.keywords.englishMathematics Educationpt_BR
dc.keywords.englishAlgebrapt_BR
dc.keywords.englishClassroom practicept_BR
dc.keywords.englishInclusionpt_BR
dc.orientador.principalFERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.orientador.coorientadorCRISTÓVÃO, Eliane Matesco-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação e Tecnologiaspt_BR
dc.date.available2019-04-25T18:22:27Z-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:22:27Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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