Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1929
Tipo: Dissertação
Título: Peer Instruction no ensino de Astronomia: Uma análise à luz da teoria Sociointeracionista de Vygotsky.
Autor(es): PAULA, Jamili de
Abstract: Com uma sociedade permeada de complexidades e em constante evolução, a Educação encontra-se em contexto análogo: as informações estão dispostas ao alcance da maioria das pessoas, com maior fluidez, fazendo com que as relações entre professor e estudante frente ao conhecimento exijam uma nova postura. O como ensinar deve ser pensado na perspectiva de quem a ele é destinado. Há um dever de focar no protagonismo, motivação e autonomia dos estudantes, de modo que as suas opiniões devam ser escutadas e valorizadas, encorajando-os e oportunizado que estes manifestem-se. Nesse contexto encontram-se as metodologias ativas de ensino, em específico a metodologia Peer Instruction, que desloca os estudantes para o centro do processo de construção do conhecimento, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. Renova-se também o papel do professor, tendo este um caráter ativo e decisivo na criação e manutenção de uma sala de aula ativa. Utilizadas com sucesso em diversas áreas do conhecimento, as metodologias ativas apresentam o potencial de despertar sentimentos de engajamento, persistência nos estudos, desenvolvimento do raciocínio lógico, entre outras, tornando-se uma opção viável e interessante para ser utilizada em ambientes formais de educação. Embora a literatura apresente vários relatos da aplicação e eficácia da metodologia Peer Instruction, há poucos trabalhos que trazem uma aproximação com teorias da aprendizagem. Assim a presente pesquisa tem por objetivo fazer a aproximação entre a metodologia ativa Peer Instruction e a teoria Sociointeracionista de Vygotsky. Portanto traça-se o acompanhamento de uma disciplina do Ensino Superior elaborada aos moldes da metodologia Peer Instruction. Tal disciplina acontece sobre o cenário da Astronomia, devido a sua significativa importância, visto que é considerada interdisciplinar por excelência, além de favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes, exposição de ideias, formulação de hipóteses, defesa de argumentos e contra-argumentos, o que condiz com os pressupostos das metodologias ativas apresentados neste trabalho. A partir de apontamentos em diário de campo e coleta de dados em sala de aula, analisou-se a eficácia da metodologia por meio de um teste estatístico. Foram analisadas as respostas de vinte pares de questões conceituais, aplicadas ao longo de um semestre, dos quais 16 apresentaram um impacto significativo em decorrência da interação entre estes estudantes. Partindo desses resultados fez-se então a aproximação entre a metodologia Peer Instruction e os principais conceitos compreendidos na teoria de Vygotsky. Também analisou-se, a partir de um questionário, a opinião dos alunos a respeito da metodologia vivenciada na disciplina.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: PAULA, Jamili de. Peer Instruction no ensino de Astronomia: Uma análise à luz da teoria Sociointeracionista de Vygotsky. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1929
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019048.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.